O município de Varjota (distante 297 km de Fortaleza) comemorou uma data histórica na quinta-feira, dia 05 de fevereiro de 2015. Trinta anos de Emancipação Política.
Do dia 1º de fevereiro até o dia 05, foram realizadas 05 inaugurações: Pista de Motocross, Quadra Poliesportiva Coberta no distrito de Croatá dos Martins, Nova Praça da Matriz, Centro de Educação Infantil no bairro Empréstimo e Pavimentação da Comunidade de Contendas.
Administrada pela Prefeita Rosa Cândida de Oliveira Ximenes (PMDB) desde 2009, a cidade tem ganho desenvolvimento e progresso, com importantes investimentos.
Nesse período de 06 anos, na área da Saúde, foram construídos 07 postos de saúde, dois reformados e ampliados, iniciada a reforma e ampliação do Hospital, aumentado o número de profissionais e de ambulâncias, dentre outros. Varjota foi uma das últimas cidades do Ceará a receber médico do programa federal Mais Médicos, porque já estava com médicos em todos os PSFs, entre outras conquistas.
Na Educação, Varjota vem entregando todos os anos Kits Escolares para todos os alunos da rede municipal; construiu 04 Creches, sendo 03 Pro-Infância, Tempo Integral.
A administração municipal está construindo mais uma escola na zona rural; conseguiu aumentar para 10 o número de Ônibus Escolares, além de outras ações.
O município tem se destacado recebendo do Governo do Estado, Prêmios Escola Nota.
Na Assistência Social, Varjota tem um dos maiores programas habitacionais da região, que durante 04 anos entregou mais de 300 casas populares e continua construindo mais.
Além disso, a gestão da cidade enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei para que os consumidores "baixa renda", que gastam até 80 kw de energia por mês não pagam Contribuição de Iluminação Pública (muitos já não pagavam) entre outras benefícios.
Também nos últimos 6 anos, no Esporte, foram construídas 05 quadras Poliesportivas e as diversas modalidades são incentivadas através de eventos durante o ano inteiro.
![]() |
| Primeiro-Cavalheiro Gledston e Prefeita Rosa |
Em Infraestrutura e lazer, a atual gestão construiu 4 praças e vem realizando pavimentação em todas as comunidades do município, entre outras ações.
No setor administrativo, Varjota realizou Concurso Público em 2014 e já deu posse aos novos concursados neste início de 2015. Com muito esforço, a prefeitura vem mantendo em dias a folha de pagamento dos funcionários municipais.
Qualquer pessoa que fizer uma pesquisa sobre Varjota e outras cidades do mesmo tamanho no Ceará, chegará a conclusão que a gestão da Prefeita Rosa Cândida tem investido muito em todas as áreas da administração, na sede e na zona rural, como poucos municípios.
Pesquisando em um site da cidade, se encontra uma gravação de pronunciamento do próprio pároco de Varjota, padre Eufrásio, onde ele reconhece as conquistas que a atual administração tem proporcionado ao povo da cidade.
![]() |
| Prefeita de Varjota e Vice-prefeita Raimundinha |
Em pesquisa também é possível se ver que as prestações de contas dos recursos que o município tem conseguido, estão sendo todas aprovadas pelo TCM - Tribunal de Contas dos Municípios, que fiscaliza as prefeituras.
Não é nenhum exagero afirmar que a administração dessa pequena cidade deve servir de exemplo até para grandes municípios do Ceará e do Brasil. As boas práticas de gestão deveriam ser copiadas.
Com apenas 17.593 habitantes (IBGE-2010), Varjota também é conhecida na região pelo Açude Araras (o 4º maior do Ceará), que além de ser uma atração turística, proporciona existência de balneários o ano todo e abastece Perímetro Irrigado da cidade e outros.






Nenhum comentário:
Postar um comentário