O prefeito Roberto Cláudio (PDT), se reuniu, nesta sexta-feira (05/02), no Paço Municipal, com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos para debater a parceria institucional nas áreas da Saúde e Juventude e anunciou a inauguração de um equipamento em cogestão do Samu, sendo uma emergência móvel no Campus do Pici ainda em janeiro.
Dentro das ações previstas em modelo de cogestão discutidas no encontro, foi definida a implementação de atividades que buscam o estímulo ao atendimento da saúde primária e capacitação do ensino médico. "Também apontamos para uma unidade básica de saúde nossa ser gerida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e, com isso, desenvolver um projeto piloto de experiência escola, na assistência. Discutimos a localização de uma UPA no Rodolfo Teófilo, que também será cogerida e, por fim, com o novo financiamento do BID, um Cuca no Planalto Pici, sendo um equipamento escola”, declarou.
Sobre as articulações e fortalecimento de ações entre a Prefeitura de Fortaleza e UFC, o reitor da instituição, Henry Campos, comentou a importância das atividades. “O mérito maior de todas essas iniciativas é, primeiro, a conjunção de esforços na formação de futuros profissionais, através de uma formação com uma visão de mundo real. Poder inserir esses alunos nesses diferentes contextos tem sido uma característica da nossa articulação com a Prefeitura. Isso é extremamente saudável, pois permite uma melhor formação dos nossos alunos, garante oportunidade de pesquisa, cooperações técnicas, soluções locais para os problemas locais, sendo muito saudável e positivo”, afirmou.
Presente na reunião, a titular da Secretaria da Saúde do Município, Socorro Martins, esclareceu os ganhos advindos da parceria. “O intuito é que a gente possa integrar a atenção primária com os profissionais nas unidades. Elas não vão servir só de assistência, mas para treinar, capacitar. Terá os dois olhares que a gente compreende como importante nos nossos equipamentos, do olhar da assistência, olhar para a população, mas também um espaço de aprendizado, não só para as melhorias dos processos, mas da capacidade intelectual dos futuros profissionais que um dia irão voltar a atuar na rede”,completou.
Dentro das ações em parceria, ficou acordado que, ainda neste mês, serão iniciadas as atividades do Samu, dentro do Campus do Pici. A atividade possibilitará a integração nos processos de assistência, na área da urgência, entre as instituições.
Fonte: Ceará News 7

Nenhum comentário:
Postar um comentário